Alimentos ligados a inteligência

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Alimentos ligados a uma melhor inteligência

Assim como não há pílula mágica para impedir o declínio cognitivo, nenhum alimento ‘todo-poderoso’ pode garantir isso. Mas os nutricionistas enfatizam que uma estratégia importante é um padrão alimentar saudável. E que seja incluindo frutas, vegetais, legumes e grãos integrais. Uma maneira prática é obter de fontes vegetais e peixes. Além disso, escolha gorduras saudáveis, como azeite ou canola. 

Dito isto, certos alimentos são particularmente ricos em ácidos graxos ômega-3, vitaminas B e antioxidantes, que apoiam a saúde do cérebro. Sendo assim, incorporar muitos desses alimentos regularmente pode melhorar a saúde do seu cérebro, e traduzir em uma melhor função mental.

Segundo o Harvard Medical School, pesquisas mostram que os melhores alimentos para o cérebro são os mesmos que protegem o coração. Incluindo o seguinte:

Vegetais de folhas verdes

Verduras como couve, espinafre, couve e brócolis são ricos em nutrientes saudáveis ​​para o cérebro, como vitamina K, luteína, folato e beta-caroteno. Portanto, a pesquisa sugere que esses alimentos à base de plantas podem ajudar a retardar o declínio cognitivo.

Peixe 

Peixes são fontes abundantes de ômega-3, gorduras insaturadas saudáveis. Elas são associadas a níveis mais baixos de beta-amilóide no sangue. Sendo a proteína que forma aglomerados prejudiciais no cérebro de pessoas com doença de Alzheimer. Tente comer peixe duas vezes por semana, mas escolha aqueles com pouco mercúrio, como salmão e bacalhau. Mas se você não é fã de peixes, pergunte ao seu médico sobre a ingestão de um suplemento de ômega-3. Ou também escolha fontes terrestres de ômega-3, como linhaça, abacate e nozes. 

Frutos silvestres 

Os flavonóides, os pigmentos naturais que dão aos frutos silvestres o brilho, também ajudam a melhorar a memória, mostra a pesquisa. Em um estudo do Annals of Neurology, pesquisadores descobriram que mulheres consumindo morangos atrasavam o declínio da memória em até dois anos.   

Chá e café 

A cafeína na sua xícara de café ou chá pode oferecer mais do que um aumento de concentração a curto prazo. Em um estudo do The Journal of Nutrition, os participantes com maior consumo de cafeína tiveram melhor pontuação nos testes de função mental. Além disso, a cafeína também pode ajudar a solidificar novas memórias, de acordo com outra pesquisa. Já a Universidade Johns Hopkins pediu aos participantes que estudassem uma série de imagens, depois usassem um comprimido de cafeína. Com isso, vários membros do grupo cafeína foram capazes de identificar corretamente as imagens depois.

Nozes

As nozes são excelentes fontes de proteínas e gorduras saudáveis, e um tipo também pode melhorar a memória. Um estudo da UCLA associou maior consumo de nozes a melhores pontuações nos testes cognitivos. Pois, são ricas em um tipo de ômega-3 que ajuda a baixar a pressão sanguínea e protege as artérias. Isso é bom para o coração e o cérebro.

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