A conexão entre intestino e o cérebro

conexão intestino cérebro

A conexão entre o intestino e o cérebro

Preste atenção a conexão do seu intestino e cérebro, pois isso pode contribuir para o aparecimento de problemas de ansiedade e digestão.

A conexão do intestino e cérebro pode ocasionar a ansiedade com os problemas estomacais. Você já teve uma experiência “dolorosa”? Algumas situações fazem você se sentir enjoado? Você já sentiu “borboletas” no estômago? Usamos essas expressões por um motivo. O trato gastrointestinal é sensível às emoções, como raiva, ansiedade, tristeza e euforia.

O cérebro tem um efeito direto no estômago e no intestino. Por exemplo, o pensamento da comida pode liberar o suco do estômago antes que a comida chegue lá. Essa conexão é nos dois sentidos. Um intestino com problemas pode enviar sinais para o cérebro, assim como um cérebro com problemas pode enviar sinais para o intestino. Portanto, o estômago e desconforto intestinal de uma pessoa podem ser a causa ou o consequência da ansiedade, estresse ou depressão. Isso ocorre porque o cérebro e o sistema gastrointestinal (GI) estão intimamente conectados.

Isto é muito comum em casos de pessoas que enfrentam distúrbios gastrointestinais sem causa física óbvia. Para os distúrbios gastrointestinais funcionais, é difícil tentar curar um intestino sem considerar o papel do estresse e da emoção.

Saúde intestinal e ansiedade

Dada a proximidade com a qual o intestino e o cérebro interagem, fica mais fácil entender por que você pode sentir náuseas antes de fazer uma apresentação ou sentir dores intestinais durante períodos de estresse. Isso não significa, no entanto, que condições gastrointestinais funcionais sejam “tudo na sua cabeça”. O psicológico se combina com outros fatores físicos, causando dores e outros sintomas intestinais. Fatores psicossociais influenciam a fisiologia do intestino, bem como os sintomas. Em outras palavras, o estresse e outros fatores psicológicos podem afetar os movimentos e as contrações do trato gastrointestinal.

Além disso, muitas pessoas com distúrbios gastrointestinais funcionais percebem a dor de maneira mais aguda do que outras, porque seus cérebros respondem mais aos sinais de dor. O estresse pode fazer com que a dor existente pareça ainda pior.

Com base nessas observações, você pode esperar que pelo menos alguns pacientes com condições gastrointestinais funcionais possam melhorar com a terapia para reduzir o estresse ou tratar a ansiedade ou a depressão. Vários estudos descobriram que abordagens psicológicas levam a uma melhoria maior dos sintomas digestivos em comparação com apenas o tratamento médico convencional.

Conexão intestino-cérebro, ansiedade e digestão

Seus problemas estomacais ou intestinais – como azia, cólicas abdominais ou fezes moles – estão relacionados ao estresse? Observe estes e outros sintomas comuns de estresse e discuta-os com seu médico. Juntos, você pode criar estratégias para ajudá-lo a lidar com os estressores de sua vida e também aliviar seus desconfortos digestivos.

O impacto do estresse no seu intestino

Dada a proximidade com a qual o intestino e o cérebro interagem, pode parecer óbvio que o par geralmente se influencia. Algumas pessoas sentem náuseas antes de fazer uma apresentação; outros sentem dor intestinal durante períodos de estresse. De qualquer forma, fatores emocionais e psicossociais desempenham um papel nos distúrbios gastrointestinais funcionais.

Tratando o corpo todo

Os sintomas relacionados ao estresse sentidos no trato gastrointestinal variam muito de uma pessoa para outra e o tratamento também pode variar. Por exemplo, uma pessoa com doença do refluxo gastroesofágico pode ter uma sensação ocasional de queimação leve no peito, enquanto outra experimenta desconforto excruciante noite após noite. Como a gravidade dos sintomas varia, o mesmo deve acontecer com as terapias, medicamentos, estratégias de auto-ajuda ou mesmo cirurgias usadas para aliviá-los.

Muitas pessoas têm sintomas leves que respondem rapidamente a mudanças na dieta ou medicamentos. Se seus sintomas não melhorarem, seu médico poderá fazer mais perguntas sobre seu histórico médico e realizar alguns testes de diagnóstico para descartar uma causa subjacente.

Para algumas pessoas, os sintomas melhoram assim que um diagnóstico sério, como o câncer, é descartado. O seu médico também pode recomendar medicamentos específicos para os sintomas. Mas às vezes esses tratamentos não são suficientes. À medida que se tornam mais graves, ocorre a probabilidade de você estar enfrentando algum tipo de sofrimento psicológico.

Frequentemente, pessoas com sintomas moderados a graves, particularmente aquelas cujos sintomas surgem de circunstâncias estressantes, podem se beneficiar de terapias direcionadas à mente, como terapia cognitivo-comportamental e técnicas de relaxamento.

Algumas pessoas relutam em aceitar o papel dos fatores psicossociais em sua doença. Mas é importante saber que as emoções causam respostas químicas e físicas genuínas no corpo que podem resultar em dor e desconforto.

A terapia comportamental e os tratamentos de redução do estresse ajudam a gerenciar a dor. Além de melhorar outros sintomas de maneiras diferentes da maneira como as drogas agem. O objetivo das terapias é reduzir a ansiedade, incentivar comportamentos saudáveis. Além disso, ajudar as pessoas a lidar com a dor e o desconforto de sua condição.