Elastografia: o que é e pra que serve?

Elastografia pra que serve

Elastografia: o que é e pra que serve?

O exame de Elastografia, novidade na Clínica CDE, é um exame indicado para diagnosticar várias doenças que acometem o fígado. ⠀

Sua principal função é detectar a fibrose hepática, caracterizada por danos e incapacidade de regeneração desse órgão e gerada por doenças como hepatites, cirrose e excesso de gordura.

Elastografia hepática: como funciona?

O método é similar a uma ultrassonografia habitual. Sendo assim, usa ondas sonoras e não emite radiação. O médico usa um gel para contato com a pele, permitindo a transmissão destas ondas sonoras.

A imagens vão sendo geradas e visualizadas em tempo real, à medida que o médico vai deslizando o aparelho (transdutor) pela região de interesse (fígado). A partir delas é possível diagnosticas e avaliar possíveis doenças do fígado. Por um sistema específico (software), calcula-se a “dureza” de várias regiões do fígado.

Esse exame é indicado para avaliação de várias doenças como, por exemplo, esteatose hepática (gordura no fígado), colangite esclerosante primária, e as hepatites B e C, caracterizadas como “inflamações” no fígado que se desenvolvem de forma silenciosa e, em estágios avançados, pode levar à cirrose hepática.

Indolor, rápido e seguro, a Elastografia hepática é consideradas um dos exames mais eficazes da medicina. O procedimento dura cerca de 5 a 15 minutos, sem necessidade de preparo ou jejum.