Política de Privacidade

Política de Privacidade da Clínica CDE

A Clínica CDE adota uma política de privacidade estrita no tratamento de dados pessoais.

Este texto explica como os dados pessoais de nossos pacientes são coletados e usados pela CDE. Também informa como cada cliente pode acessar e atualizar os dados pessoais e tomar certas decisões sobre como são utilizados.

Em alguns casos específicos, se o paciente decidir por não nos fornecer um eventual dado pessoal que consideramos como essencial ao atendimento, nesse caso nós talvez não possamos lhe fornecer nossos serviços.

Fontes de Dados Pessoais

Nós coletamos os dados pessoais através das seguintes fontes:
  • Sites da CDE: Incluindo o site que operamos diretamente através dos nossos domínios, para realizar o agendamento de seus exames online, quanto a sites ou páginas que nós estabelecemos em serviços de terceiros, como Facebook, LinkedIn, Instagram e Survey Monkey.
  • Sistemas de troca de mensagens instantâneas: Utilizados para manter comunicações eletrônicas entre pacientes e responsáveis e o CDE. Exemplo: WhatsApp, Messenger, SMS e similares.
  • Central de Atendimento: Comunicações realizadas com pacientes e responsáveis através das nossas centrais de atendimento telefônico. Suas ligações poderão ser gravadas.
  • Atendimento dentro das dependências da clínica: Durante o processo de atendimento na CDE, nossos colaboradores irão coletar os dados do paciente para formar sua ficha de atendimento.

Quais são os dados pessoais que coletamos e como estes são coletados?

  • Dados Cadastrais: Como nome completo, RG, CPF, data de nascimento, nome do responsável (se menor de idade), endereço, número de contato, gênero, endereço eletrônico, informações sobre seu plano de saúde (se houver).
  • Dados de Saúde: peso, altura, data e hora da última refeição, data da última menstruação (quando aplicável), medicamentos de uso contínuo, informações médicas variadas que possam ser úteis ao seu atendimento e demais dados pessoais que possam estar contidos nos exames realizados, bem como aqueles exigidos por uma legislação aplicável.
  • Feedback: São informações que o cliente compartilha voluntariamente com o CDE sobre sua experiência de uso de nossos serviços em redes sociais de terceiros ou por meio de questionários em um de nossos sites, aplicativos, formulários e demais serviços online e offline.
  • Dados Pessoais Sensíveis: O CDE lida normalmente com dados pessoais considerados sensíveis de acordo com a legislação vigente que classifica os dados relacionados a saúde do titular como sensíveis.

Sobre a coleta de Dados Pessoais de Crianças e Adolescentes

O CDE não solicita, coleta, processa, armazena ou compartilha, dados pessoais de crianças e adolescentes menores de idade. Se descobrirmos a ocorrência de qualquer tipo de manuseio dos referidos dados, mesmo de forma não-intencional, removeremos os dados pessoais daquela criança ou adolescente de nossos registros rapidamente.

Entretanto, o CDE pode coletar dados pessoais de crianças e adolescentes diretamente dos seus pais ou responsáveis legais, e com consentimento explícito, e de acordo com as regras da legislação vigente para realização do atendimento médico.

Sobre o uso de seus Dados Pessoais

Os itens a seguir descrevem as finalidades para as quais o CDE coleta os dados pessoais, e os diferentes tipos de dados que coletamos para cada finalidade. Note, por favor, que nem todos os tópicos abaixo serão relevantes para todos os indivíduos e podem se aplicar apenas a situações específicas.

  • Realizar exames: Coletamos dados fornecidos pelo paciente e/ou seu responsável para a realização e entrega do relatório e imagens do exame, bem como para enviar comunicações necessárias sobre o andamento do exame.
  • Responder dúvidas, solicitações e fornecer suporte: Quando o cliente entra em contato conosco, trataremos seus dados pessoais para processar as suas solicitações. Além disso, poderemos manter gravadas e armazenadas suas mensagens e ligações, inclusive para cumprimento de obrigação legal.
  • Cumprir obrigação legal ou ordem judicial: Em algumas situações, vamos precisar compartilhar informações (que podem incluir dados pessoais) para fins de cumprimento de uma demanda regulatória, ordem legal ou judicial ou previsão legal com Anvisa, Conselho Federal de Medicina e outras entidades, quando legalmente requerido.
    Normalmente, essas situações se referem à apuração de infrações éticas e a comunicação à Anvisa de doença de notificação obrigatória.
  • Redes sociais e sites de terceiros: Usamos seus Dados Pessoais quando Você interage com funções de redes sociais e sites de terceiros, como "curtir", para fornecer anúncios e interagir com você em redes sociais de terceiros. A forma como essas interações funcionam, os dados de perfil que o CDE obtém sobre você, e como cancelá-los ("opt-out") podem ser entendidas revisando as políticas de privacidade diretamente nas respectivas redes sociais e sites de terceiros.
  • Outras finalidades e situações em geral: Usamos seus Dados Pessoais quando você interage com funções de redes sociais e sites de terceiros, como "curtir", para fornecer anúncios e interagir com você em redes sociais de terceiros. A forma como essas interações funcionam, os dados de perfil que o CDE obtém sobre você, e como cancelá-los ("opt-out") podem ser entendidas revisando as políticas de privacidade diretamente nas respectivas redes sociais e sites de terceiros.

Sobre o compartilhamento de seus Dados Pessoais

Além das entidades que fazem parte do CDE, nós podemos compartilhar os dados pessoais com os seguintes tipos de organizações de terceiros:

  • Prestadores de serviços: Incluem empresas externas que são contratadas pelo CDE para auxiliar a operar nosso negócio. Provedores de serviços e seus colaboradores selecionados, só estão autorizados a acessar seus dados pessoais em nome do CDE para as tarefas específicas, que forem requisitadas a eles com base em nossas instruções diretas. Nossos prestadores de serviços são obrigados contratualmente a manter seus dados pessoais confidenciais e seguros, e em casos de violação respondem solidariamente conforme a legislação vigente. O CDE não licencia ou vende Dados Pessoais de seus clientes a empresas terceiras para a finalidade de marketing.
  • Médicos ou outras pessoas que você indicar: Quando o paciente e/ou responsável autorizar, podemos compartilhar seus dados de saúde das nossas plataformas digitais com seu médico, que poderá acessá-los em um canal específico para agilizar seu atendimento. O compartilhamento de dados somente ocorrerá quando você expressamente permitir.

Como protegeremos seus dados pessoais

Implementamos as medidas de segurança ao nosso alcance que consideramos adequadas para proteger os dados pessoais de nossos clientes. Com a finalidade de garantir a proteção dos dados pessoais, adotamos as seguintes práticas:

  • Acesso à base de dados restrito às empresas e aos profissionais autorizados.
  • Armazenamento de determinados bancos de dados sob condições estritas de segurança.
  • Monitoramento aos acessos e ações realizadas em relação aos dados dos pessoais.
  • Definição e distinção de funções e competências relativas às categorias de pessoas responsáveis ou envolvidas nos sistemas.
  • Auditoria regular interna para garantir que as medidas de proteção de dados estão sendo cumpridas.
  • Adoção de procedimentos preventivos contra incidente de segurança da informação, bem como técnicas de remediação e gerenciamento de crises.

Nós nos esforçamos para proteger toda e qualquer informação, mas não podemos garantir que os dados estejam imunes a acessos indevidos por parte de pessoas com má intenção. Parte da segurança dos dados passa pelas atitudes dos próprios titulares, por isso, não compartilhar a senha utilizada em nossos serviços em hipótese alguma, ainda que julgue que o destinatário da senha é alguém de sua confiança. Nós não nos responsabilizamos por atos de terceiros, inclusive em caso de uso indevido de seus dados de login e senha. Caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, por favor entre imediatamente em contato conosco reportando o ocorrido.

Sobre a retenção e término do tratamento de seus Dados Pessoais

De acordo com a legislação vigente, o CDE utiliza os dados pessoais do paciente por quanto tempo for necessário para satisfazer as finalidades para as quais eles foram coletados, conforme descrito nesta política, ou para cumprir com os requerimentos legais aplicáveis.

Dados pessoais usados para fornecer o relatório médico serão mantidos exclusivamente pelo tempo permitido, de acordo com a legislação vigente.

Sobre os direitos do paciente referentes aos dados pessoais

Nosso paciente tem direito de confirmar a existência, acessar, revisar, modificar e/ou requisitar uma cópia eletrônica da informação dos seus Dados Pessoais que são tratados pelo CDE.

A qualquer momento, o paciente poderá limitar o uso e divulgação, ou revogar o consentimento a qualquer uma de nossas atividades de processamento de seus dados pessoais, excetuando-se em situações previstas na legislação vigente.

Estes direitos podem ser exercidos através dos canais de comunicação detalhados nesta política, sendo necessário à validação da sua identidade através do fornecimento de uma cópia de seu RG ou meios equivalentes de identificação, em conformidade com a legislação vigente.

Sempre que um pedido for submetido sem o fornecimento das provas necessárias a comprovação da legitimidade do titular dos dados, o pedido será automaticamente rejeitado.

Ressaltamos que as leis do Conselho Federal de Medicina, obrigam o CDE a armazenar de forma offline ou online, os relatórios e imagens medicas por um prazo mínimo de 20 anos de acordo com a lei vigência nº 13.787 art.º 6

O CDE faz o máximo possível para poder atender todas as questões que o paciente possa ter sobre a forma a qual processamos seus dados pessoais. Contudo, se você tiver preocupações não resolvidas, você tem o direito de reclamar às autoridades de proteção de dados competentes.

Alterações em nossa Política de Privacidade

Sempre que o CDE decidir mudar a forma que tratamos seus dados pessoais, esta política será atualizada. Nos reservamos o direito de fazer alterações às nossas práticas e a esta política a qualquer tempo, desde que mantida a conformidade com a legislação vigente.

Como entrar em contato

Nosso paciente pode entrar em contato para:

  • Fazer perguntas ou comentários sobre esta política e nossas práticas de privacidade e proteção de Dados Pessoais;
  • Fazer uma reclamação;
  • Confirmação da existência de tratamento de seus Dados Pessoais;
  • Obter informações sobre como acessar seus dados pessoais;
  • Realizar a correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Obter informações sobre a portabilidade dos seus dados pessoais mediante requisição expressa, em conformidade com a legislação vigente;
  • Solicitar a eliminação dos dados pessoais, excetuando-se as hipóteses previstas na legislação vigente e em acordo com a lei vigente do Conselho Federal de Medicina;
  • Obter informações sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências dessa negativa;
  • Realizar a revogação do consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais, excetuando-se as hipóteses previstas na legislação vigente;

Para isso, solicitamos que entre em contato conosco usando os seguintes canais:

  • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais:
    Adriano Dias de Oliveira
    dpo.cde@clinicacde.com.br
  • Portal da Privacidade:
    www.clinicacde.com.br/site/politica-de-privacidade/
  • Por telefone:
    55 19 3737-0770
  • Pessoalmente ou por correio convencional:
    Av. Barão de Itapura, 933, Jd. Guanabara - Campinas, 13020-431

O CDE receberá, investigará e responderá, dentro de um prazo considerado razoável, qualquer solicitação ou reclamação sobre a forma como nós tratamos os dados pessoais.