O que são alimentos ultraprocessados?

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O que são alimentos ultraprocessados ​​e prejudiciais à nossa saúde?

Você ouve o tempo todo o conselho de “comer menos alimentos processados”. Mas o que são os alimentos processados? E os alimentos minimamente processados ​​ou ultraprocessados? E como os alimentos processados ​​afetam nossa saúde? 

O que são alimentos processados ​​e ultraprocessados?

Alimentos não processados ​​ou minimamente processados ​​são alimentos integrais nos quais as vitaminas e os nutrientes ainda estão intactos. A comida está em seu estado natural (ou quase natural). Podem ser minimamente alterados pela remoção de partes não comestíveis, secagem, trituração, torrefação, ebulição, congelamento ou pasteurização, para torná-los adequados para armazenamento e consumo seguro. Alimentos não processados ​​ou minimamente processados ​​incluem cenouras, maçãs, melão e nozes cruas e sem sal. 

O processamento altera o estado natural dos alimentos. Os alimentos processados ​​são feitos essencialmente pela adição de sal, óleo e açúcar. Exemplos incluem peixe e legumes enlatados, frutas em calda e pães frescos. A maioria dos alimentos processados ​​tem dois ou três ingredientes.

Alguns alimentos são ultraprocessados, tendo muitos ingredientes adicionados, como açúcar, sal, gordura e cores ou conservantes artificiais. E ​​são feitos, principalmente, de substâncias extraídas dos alimentos, como gorduras, amidos, açúcares adicionados e gorduras hidrogenadas. Eles também podem conter aditivos como cores e sabores artificiais ou estabilizadores. Exemplos disso são refeições congeladas, refrigerantes, cachorros-quentes, fast-food, biscoitos embalados e bolos. 

De acordo com um estudo publicado no The BMJ, os alimentos ultraprocessados ​​são a principal fonte (quase 58%) de calorias consumidas nos EUA e contribuem com quase 90% da energia que obtemos dos açúcares adicionados.

Como os alimentos processados ​​afetam nossa saúde?

Um estudo recente publicado na revista Cell Metabolism comparou os efeitos de uma dieta ultraprocessada com de uma dieta não processada, e os efeitos na ingestão de calorias e ganho de peso. O estudo envolveu 20 adultos com excesso de peso que estavam em instalações médicas. Cada participante do estudo recebeu uma dieta ultraprocessada e uma dieta não processada por 14 dias. Durante cada fase da dieta, eles receberam três refeições diárias e tinham até 60 minutos para consumir cada refeição.

As refeições foram combinadas nas dietas para calorias totais, gordura, carboidratos, proteínas, fibras, açúcares e sódio.

Os pesquisadores descobriram que os sujeitos do estudo consumiam cerca de 500 calorias a mais por dia na dieta ultraprocessada do que na dieta não processada. O período da dieta ultraprocessada foi marcado por um aumento na ingestão de carboidratos e gorduras, mas não de proteínas. Os participantes ganharam em média dois quilos durante a fase da dieta ultraprocessada e perderam dois quilos durante a fase da dieta não processada. Os autores concluíram que limitar os alimentos ultraprocessados ​​pode ser uma estratégia eficaz para prevenir e tratar a obesidade.

O estudo teve várias limitações. Por um lado, com apenas 20 participantes, este foi um estudo muito pequeno. Por outro lado, houve variação significativa nas respostas individuais às duas dietas. Onze pessoas ganharam peso extremo na dieta ultraprocessada – até 5 kg em 14 dias – enquanto alguns participantes não viram ganho de peso. Também não está claro como os resultados são generalizáveis ​​para uma população maior, porque o estudo não incluiu pessoas com doenças crônicas, como doenças cardíacas ou diabetes. Além disso, o estudo foi realizado em um ambiente de pesquisa clínica, o que poderia ter afetado seu comportamento alimentar (os sujeitos do estudo podem ter sido mais isolados e entediados do que em seus ambientes naturais). 

Outro estudo, publicado no The BMJ, examinou registros dietéticos representativos de mais de 100.000 adultos franceses durante um período de cinco anos. Eles descobriram que aqueles que consumiam mais alimentos ultraprocessados ​​tinham maiores riscos de doenças cardiovasculares, doenças coronárias e doenças cerebrovasculares. Esses resultados permaneceram estatisticamente significativos, mesmo após os pesquisadores ajustarem a qualidade nutricional da dieta (considerando fatores como a quantidade de gordura saturada, sódio, açúcar e fibra alimentar nas dietas). Embora grandes estudos observacionais não provem causa e efeito, a pesquisa sugere uma associação entre dietas ultraprocessadas e doenças cardíacas.

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5 ideias sobre “O que são alimentos ultraprocessados?

  1. Boa noite!
    Estou estudando sobre emagrecimento e um dos conteudos são os alimentos ultraprocessados x não processado. Excelente materia! Me ajudou a entender uma pouco mais sobre o assunto. Onde encotro está tabela sobre esses tipos de alimentos?

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